Skip links

AERADOR MECÂNICO

O PROCESSO DE FLOTAÇÃO EVOLUÍDO PARA UM NOVO CONCEITO!

Aerador mecânico

A aeração é uma operação de fundamental importância nos processos aeróbios de tratamento de efluentes. É por meio dela que conseguimos acelerar o processo natural de fornecimento de oxigênio, equivalente à taxa de seu consumo pelas bactérias, proporcionando condições favoráveis para o crescimento de micro-organismos.
O aerador é o equipamento responsável pelo fornecimento de oxigênio necessário para que ocorram as reações e os processos de biodegradação ou depuração da matéria orgânica presente no efluente. O processo de degradação da matéria orgânica na presença de oxigênio é responsável pela formação de novas células de microrganismos durante o processo de lodos ativados.

aerador werjen
aerador werjen

Outras vantagens de uma aeração eficiente é o aumento da oxidação e precipitação de compostos indesejáveis, por meio da transferência de substâncias do ar para a água, e de substâncias voláteis da água para o ar, provocar a precipitação do ferro e manganês dissolvidos e diminuir o teor de substância voláteis.
A aeração também se refere ao processo feito na água, de remoção do gás carbônico em excesso, do gás sulfídrico, do cloro, metano e substâncias aromáticas voláteis, remove o mau cheiro e aumenta o teor de oxigênio.

Aerador Werjen

O Aerador pode parecer um equipamento simples, mas assim como qualquer outro, demanda engenharia focada. Não é apenas um motor com uma hélice em cima de uma boia, se a busca por um aerador for apenas por esse critério, o retorno será apenas mais um gasto com energia e manutenção.
O Aerador é um componente técnico. Primeiramente seu motor deve ser dimensionado em potência e forma construtiva para operar na condição de aerador, não pode ser qualquer motor. A transferência de oxigênio deve ser feita sugando o ar da superfície e introduzindo no meio do líquido, em profundidade adequada. Para isso utilizamos uma hélice especial em formato de helicoide, ela opera na rotação correta e aspira o ar da superfície, com um eixo tubular projetado para atender determinado volume de ar. Para finalizar, o conjunto deve ser balanceado, evitando a ocorrência de vibração que danifica em curto prazo os rolamentos do motor. No Aerador Werjen não existe a hélice naval, rolamentos, bucha, mancal, etc. Com um equipamento dimensionado e fabricado corretamente, seu empreendimento ganha eficiência, reduz consumo de energia e manutenções frequentes.

Aerador por aspiração 4.0

Os aeradores flutuantes de fluxo descendente por aspiração fabricados pela Werjen, são totalmente desenvolvidos para entregar uma elevada durabilidade e promover alta taxa de transferência de oxigênio através do tipo de hélice empregada, para formação de um vácuo, induzindo uma vazão de ar para dentro do líquido. Fabricado com eixo tubular em inox 304, sem bucha e mancal, em conjunto único e balanceado, eliminando vibrações e aumentando a durabilidade.

Vantagens

  •  Aeração por aspiração
  •  Economia de energia
  •  Maior durabilidade
  •  Maior taxa na transferência de oxigênio
  •  Redução de mão de obra
  •  Componentes fabricados em INOX
  •  Turbulência adequada
  •  Ajuste de ângulo
  •  Boia em PRFV

Como escolher o modelo correto de aerador?

Para definir qual a potência do aerador necessária para cada aplicação são necessárias informações como: as dimensões da lagoa, profundidade, quais cargas e matérias estão sendo encaminhadas para lagoa. Desta forma é possível calcular o volume de oxigênio necessário para cada aplicação.

O aerador pode ser aplicado no tratamento de efluentes industriais, domésticos, tanques de aeração, lagoas aeradas, e etc.

Quer falar com um de nossos especialistas?

Vamos conversar agora.

× Whatsapp