Skip links

AGITADORES DE POLÍMERO

O PROCESSO DE FLOTAÇÃO EVOLUÍDO PARA UM NOVO CONCEITO!

Misturadores Industriais

Os Misturadores Industriais aplicam-se à agitação, dissolução e homogeneização de soluções líquidas diversas, com ou sem presença de sólidos, como sulfato de alumínio, cal hidratado, polieletrólito ou polímero, hipoclorito de sódio ou outros reagentes preparados em tanques. Podem também ser utilizados em várias outras aplicações, como aceleração de resfriamento e homogeneização da temperatura de líquidos. Veja outras aplicações abaixo:

  • Homogeneização de soluções
  • Manutenção de suspensão de partículas sólidas em líquidos
  • Preparação de vasta gama de soluções industriais (tanques reatores)
  • Agitação e preparação de produtos químicos para Estações de Tratamento
  • Dissolução de gases

Os misturadores são divididos em duas classes, os misturadores rápidos e lentos.

Misturadores Lento

Os misturadores lentos são utilizados em fluidos com diferentes densidades e viscosidades, operam na vertical. A mistura ocorre por meio de hélices radiais ou axiais em rotações que podem variar de 100 a 600 rpm. Geralmente utilizam-se hélices de pás inclinadas 45° com diâmetros de acordo com as dimensões do tanque, é possível adicionar hélices ao longo do eixo para propiciar uma melhor agitação no decorrer da altura do tanque.

Para o acionamento, utilizam-se motorredutores de rosca sem fim ou engrenagens helicoidais com um ou múltiplos estágios, variando de acordo com rotativo. a rotação necessária. A potência dos acionamentos é determinada a partir das características de agitação, das dimensões da hélices e das características do líquido, a tensão também pode variar de acordo com as especificações de alimentação elétrica do cliente.

Os eixos são acoplados diretamente no eixo do motorredutor onde ocorre a fixação por parafusos. Quando ocorre a necessidade de eixos mais longos podem ser fornecidos mancais de fundo que funcionarão como guia para o sistema.

O material dos eixos e hélices são por padrão de Aço Inoxidável AISI 304, porém outras ligas de aço podem ser utilizadas de acordo com as propriedades do fluido em questão.

Misturadores Rápidos

Os Misturadores Rápidos possuem aplicações muito parecidas com os Misturadores Lentos, contudo são indicados para tanques com dimensões menores. Nestes equipamentos, os eixos tubulares são acoplados diretamente nos motores cujas rotações são de 1750 rpm.

Ao invés de mancais inferiores esses misturadores são providos de mancais tipo luneta que auxiliam na estabilidade do conjunto rotativo. Sua fixação é feita por meio de um flange que acopla todo esse conjunto à ponte do tanque.

As hélices podem também ser axiais ou radiais, mas usualmente utilizam hélices de pás inclinadas 45°. É possível adicionar uma hélice no comprimento do eixo para melhorar a agitação no decorrer da altura do tanque. Em questões dimensionais, esses propulsores são menores devido à alta rotação do motor.

Os materiais dos eixos e hélices são por padrão de Aço Inoxidável AISI 304, porém outras ligas de aço podem ser utilizadas de acordo com as propriedades do fluido em questão.

Quer falar com um de nossos especialistas?

Vamos conversar agora.

× Whatsapp