Skip links

AERAÇÃO POR DIFUSORES

O PROCESSO DE FLOTAÇÃO EVOLUÍDO PARA UM NOVO CONCEITO!

Aeração por difusores

Os sistemas de aeração por ar difuso são empregados em processos com o objetivo de fornecimento de oxigênio à biomassa (processos de oxidação de carga orgânica dos mais variados tipos, nitrificação biológica, remoção biológica de nutrientes), processos de mistura, equalização, stripping, flotação, digestão aeróbia e caixas de areia aeradas. É possível a utilização dos sistemas de aeração por ar difuso em todos os tipos de tanques, lagoas, valos e canais, independente do formato geométrico ou material construtivo.

Sistema de aeração fixo

O sistema de aeração por ar difuso tipo fixo é empregado em todos os tipos de difusores de ar, sejam tipo bolha fina ou bolha grossa, circular ou tubular e representa o que existe de mais moderno em termos de transferência de oxigênio e baixo consumo de energia.
Essa configuração de sistema é indicada para aplicação em todos os tipos de lagoas ou tanques de concreto, metálicos, fibra de vidro (PRFV) ou termoplásticos. Apresenta a grande vantagem de possibilidade de implantação de maior densidade de difusores, o que significa sempre menor utilização de vazão de ar por difusor. Desta forma, é possível a obtenção de maiores índices de transferência de oxigênio.
Os sistemas fixos são executados em conjunto com tubulações de fundo em aço inoxidável ou PVC.

Sistema de aeração Removível

A grande vantagem dos sistemas de aeração removíveis é a possibilidade de implantação ou manutenção, sem a necessidade de esvaziamento do tanque ou lagoa e sua adaptabilidade de fornecimento e dimensionamento empregados em cada projeto.
O sistema apresenta ramais flutuantes para distribuição do ar e são fabricados em polietileno de alta densidade (PEAD). Destes ramais flutuantes, derivam-se as unidades de difusão (grades de aeração) que podem estar apoiadas ou não no fundo. O sistema é fornecido com grades de aeração em aço inoxidável, com alimentação dupla através de mangueiras de alta temperatura, garantindo baixos esforços mecânicos, excelente mistura e oxigênio dissolvido homogêneo.
Os difusores de ar empregados são tubulares do tipo bolha fina ou grossa, de alta eficiência e performance. O número e tamanho de difusores são variáveis conforme características do projeto.

Parcerias geram resultados surpreendentes

A B&F DIAS é uma empresa especialista no projeto e execução de tubulação de interligação entre a casa de sopradores até o ponto de aplicação (tanque, lagoa, reator, valo, canal) do sistema de aeração por ar difuso, consolidada no mercado de aeradores há mais de 30 anos. O dimensionamento deste conjunto é feito considerando os mais importantes fatores (velocidade do ar, temperatura, perdas de carga) para a aplicação em sistemas de aeração em conjunto com sopradores de ar. Com diâmetros a partir de ¾” até 60”, as tubulações de interligação da B&F DIAS são todas executadas com conexões e tubos em aço inoxidável AISI 304 ou 316. São inclusos ainda no fornecimento todos os corretos e apropriados suportes de fixação, ancoragem e guia (apoio), válvulas de controle e bloqueio.
A Werjen é distribuidor autorizado da B&F DIAS. Nesta parceria, a B&F DIAS cria o projeto e a Werjen executa toda a montagem das tubulações em aço inox, interligação dos ramais e difusores, suportes, válvulas, registros e ramais até a casa de sopradores. Entregando o sistema de aeração pronto para operar.

Vantagens do aerador por difusor

  •  Baixo consumo energético
  •  Alta eficiência de transferência de oxigênio
  •  Excelente mistura
  •  Oxigênio dissolvido homogêneo
  •  Baixo investimento financeiro
  •  Alta densidade de aeração
  •  Alta eficiência
  •  Baixo consumo energético
  •  Confiabilidade e grande flexibilidade operacional
Quer falar com um de nossos especialistas?

Vamos conversar agora.

× Whatsapp