Saiba mais sobre flotadores
- O que é Flotação?
- Flotador por Ar Dissolvido
- Aplicações
- Vantagens
- Como funciona o Flotador?
- Flotador Circular X Retangular
Chegou tarde no Brasil, mas chegou!
A Flotação é um processo considerado moderno no Brasil, mas já utilizado em grande escala em todo o mundo no tratamento de efluentes industriais.
A técnica que utiliza ar dissolvido vem sendo utilizada desde 1920 na indústria de papel e celulose e após a segunda guerra mundial, ganhou escala em outros segmentos.
Enquanto a sedimentação é basicamente o ato de separar, por meio da gravidade, os sólidos sedimentáveis que estão contidos em uma solução líquida, a Flotação é a operação inversa. Com ela separa-se a fração sólida de sedimentos ou resíduos, da fase líquida, por ascensão.
A técnica funciona basicamente injetando micro bolhas de ar no efluente a ser tratado. Quando as micro bolhas são inseridas no efluente a fração sólida de resíduos se aderem à elas e então sobem para a superfície, formam uma espécie de espuma concentrada conhecida como camada de lodo, e podem então ser facilmente removidas da água.
O resultado do processo, além de um efluente clarificado com menor carga, temos a redução de químicos e ao benefício de um processo compacto e estável.
Flotador por ar dissolvido – Sistema WAd
O sistema WAd inclui no processo de Flotação a recirculação do clarificado. O efluente a ser tratado é combinado com um fluxo de água recirculada, saturada de ar dissolvido pelo WAd, de forma continuada.
No vaso de saturação as micro bolhas de ar se expandem e ao entrar no tanque de flotação elas agregam-se às partículas de poluentes suspensos e flotam para a superfície.
Aplicações
O Flotador pode ser usado como pré-tratamento, em sistemas secundários, tratamento de água, ou recuperação de matéria prima, em processos como recuperação de óleos emulsionados, efluentes de curtumes, lavanderias, matadouros e frigoríficos, petroquímicas, fábricas de celulose e papel, laticínios, processamento de frutas e vegetais, indústrias têxteis, indústrias químicas, indústrias de alimentos, tratamentos e reciclagem de água, ETA’s , etc.
Vantagens
Por conta dos processos descritos acima é que o Flotador industrial pode ser instalado em empresas de diversos segmentos industriais. É preciso saber que a instalação não exige grandes obras civis, sem com isso perder a eficiência.
Destacamos ainda outras vantagens:
⦁ Redução de 20% no consumo de produtos químicos (coagulantes) utilizados tipicamente em processos de decantação
⦁ Não exige o período de maturação comum em sedimentadores
⦁ Permite que quantidades maiores de água possam ser tratadas em menor tempo, comparando com estações comuns
⦁ Maior concentração de lodo (de 2% a 5%). O volume é 10 X menor que a decantação
⦁ Dispensa o uso de adensador
⦁ Menor área ocupada, cerca de 5 a 7 X menos espaço que a decantação
⦁ Sistema contínuo e automatizado, com menor custo operacional
⦁ Operação estável
⦁ Tempo de detenção do Flotador: de 08 a 30 minutos X Decantador: de 1 a 3 horas
Como Funciona o Flotador?
Como mencionado anteriormente, as peneiras são itens considerados simples dentro do sistema de uma Estação de Tratamento, mas geralmente consomem muito tempo da operação e recursos de manutenção. Nos dias de hoje, esses problemas não deveriam mais ser uma preocupação.
As peneiras também evoluíram! Hoje em dia é possível garantir uma
O efluente equalizado pode receber ou não adição de produtos químicos pelo processo de coagulação e floculação, nos misturadores estáticos e hidráulicos, posteriormente recebem um percentual de micro bolhas gerados no vaso de saturação WAd e imediatamente essa mistura é dispersa no reservatório de flotação.
Como os agentes poluidores flotam, a água clarificada passa através de um separador e é canalizada para fora da unidade, já o lodo é removido da parte superior por intermédio de um raspador.
Flotador Circular X Retangular
Atualmente o modelo em uso mais difundido no Brasil é o Flotador Retangular. Esse uso em escala criou o pensamento coletivo de que esse sistema é mais adequado. Mas o que determina a eficiência deste sistema é sua área superficial em m2, ou seja, a forma construtiva não influencia nos resultados. Se compararmos o espaço necessário ocupado para instalar um flotador retangular e um flotador circular, onde ambos possuem a mesma área superficial, se percebe o grande benefício do modelo com mais conhecimento embarcado.
Em outros países, o modelo mais utilizado já é o flotador circular há anos.
Nos dois esquemas abaixo é possível entender o funcionamento de clarificação do efluente desde sua entrada no Flotador, até a saída da água. No primeiro esquema o Flotador Retangular inicia seu processo com uma grande desvantagem que é a longa área que o efluente precisa vencer para chegar até a superfície e ser coletado, devido ao alto turbilhamento na entrada, é necessário um reservatório de maiores dimensões, esse efeito causa a quebra dos flocos, diminuindo a eficiência e prejudicando o resultado final, ou seja, acontece o arraste do efluente para o clarificado.
Outra desvantagem do tanque retangular é a elevada altura, enquanto o tanque circular é mais compacto e consegue entregar a mesma área de superfície, como é possível observar na imagem abaixo.
Muitas vezes é preciso aumentar a dosagem de produtos químicos para compensar esse arraste, e ainda assim o resultado não é o mesmo do tanque circular.
Pode acontecer também a decantação do lodo no fundo do reservatório em sistemas retangulares, o que é um grande erro, já que o Flotador deve eliminar o lodo que flutua na superfície e não decantar.