Estação de Tratamento de Água - ETA

Estação de tratamento de água - ETA

Para suprir a demanda de água para uso potável, a mesma deve ser tratada e purificada para atender os parâmetros e torná-la própria para o consumo em uma estação de tratamento de água, também conhecida como ETA.
Uma ETA pode ser composta por diversas etapas, sendo determinante para o seu dimensionamento a qualidade da água de onde ela é captada.

Primeiramente era uma prática se comprar água de companhia de saneamento, logo após as industriais começaram a construir suas próprias estações de água para viabilizar seu processo produtivo. Hoje em dia até mesmo condomínios, comunidades, hospitais, estão optando por ter uma estação de tratamento de água, controlando a qualidade deste recurso e não ficando sujeito a crises de abastecimento e aumento das tarifas, o que gerou uma demanda crescente nesse mercado.

Etapas:

Uma ETA pode ser composta pelas etapas conforme descrito, sendo cada caso analisado conforme o local, vazão e tipo do empreendimento.

Captação

A água bruta é captada de rios, lagos, reservatórios hídricos, o gradeamento, nessa etapa a água passa por peneiras que impede a entrada de elementos grosseiros contidos na água, como folhas, galhos etc

Coagulação

Coagulação é a operação responsável pela desestabilização e geram íons positivos (cátions) que atraem as impurezas carregadas negativamente nas águas.
Assim, as partículas poluidoras desestabilizam-se e sofrem uma aglutinação, o que facilita a sua deposição ou aglomeração em flóculos.

Floculação

A floculação ocorre imediatamente após a coagulação e consiste no agrupamento das partículas eletricamente desestabilizadas (coágulos), de modo a formar outras partículas maiores denominadas flocos, suscetíveis de serem removidos pela decantação.

Filtração

A água após decantação passa pelo processo de filtração, nesta etapa os filtros que podem ser de areia e carvão são responsáveis por eliminar pequenas partículas e contaminantes residuais.

Desarenação

Caso necessário a água precisa passar pelo processo de desarenação, para remover a areia, de forma que ela não prejudique os demais equipamentos.

Bombeamento

Com o uso de um conjunto de bombas específicas, a água bruta é bombeada para a estação aonde se inicia o tratamento.

Decantação

Os sólidos mais pesados são separados do líquido pelo processo de sedimentação por meio da gravidade, ainda de acordo com a qualidade e variação da água bruta no local de coleta, podem ser utilizados decantadores lamelares ou flocodecantadores.

Desinfecção

Na desinfecção é feito a adição de cloro um poderoso desinfetante, ele garante que a água já tratada permaneça limpa e ainda elimina bactérias e vírus. está é considerada a ultima etapa de uma estação de tratamento de água.

Evolução das ETA's

Cada empreendimento possui características e necessidades específicas, por isso, o trabalho da Werjen é projetar, fabricar e fornecer uma solução completa combinando as diversas tecnologias disponíveis no mercado para se atingir o resultado esperado.

Dentro das etapas listadas acima, uma ETA ainda pode ser pelo processo de flotação, flocodecantação, e possuir sistemas de osmose reversa ou ultrafiltração. Cada etapa do processo é fornecido e estudado pela Werjen.