Gerador de Microbolhas - WAD

Sistema WAd - Gerador de Microbolhas

A eficiência do flotador tem uma relação direta com o tamanho da bolha e saturação constante. Quanto mais bolhas são incorporadas ao efluente melhor será o consumo de químicos, a remoção de cargas e a clarificação. Tudo que sua estação precisa para fornecer o máximo em desempenho.

O que é geração de microbolhas e para quê serve?

A geração de microbolhas é um subprocesso do sistema de flotação. São micropartículas de ar saturadas em água, com tamanho de 20 a 100 μm. (mícrons), geradas por meio de um sistema de vaso de saturação

As microbolhas tem o aspecto de uma nuvem meio branca quando inserida no líquido, e quanto atinge a superfície é possível visualizar pequenas névoas de ar, deixando o efluente.

Sua função é se agrupar aos flocos diminuindo a densidade dele em relação ao líquido em que se encontra, como a função natural do ar é seguir para a superfície, sua função é flutuar ou levar o floco para cima, quanto maior o volume de bolhas ligadas aos flocos e partículas, menor será a densidade dos conjuntos floco/bolha.

WAd: o vaso de saturação Werjen!

vaso de saturação Werjen é um reservatório dimensionado de acordo com a vazão do sistema para promover a saturação perfeita do volume de água com a vazão de ar introduzida. 

Wad não é uma simples bomba de microbolhas, é um sistema de vaso de saturação que produz suas bolhas em tamanho e concentração perfeitas. É diferente de algumas adaptações de mercado, é simples de operar e é mais durável.

Aplicação

Werjen desenvolveu um sistema de geração de microbolhas chamado de WAd, funciona pelo princípio de vaso de saturação. Sua fabricação, instalação e manutenção é simplificada. Levamos em consideração as dores dos clientes que possuem flotadores das mais diversas marcas ou até mesmo de fabricação própria, mas que não atingem um resultado satisfatório e criamos um produto que fosse fácil de instalar ou adaptar em qualquer flotador do mercado. Um produto que entrega a estabilidade que o sistema requer para operar gerando uma nova vida para os equipamentos em que ele for instalado.

Entenda quais são essas diferenças, pontualmente:

Características

Geração de microbolhas convencional

WAd - Vaso de Saturação Werjen

Vaso de saturação

Possui dispositivo para expelir bolhas grandes.

Esse tipo de sistema requer constante limpezas no dispositivo, caso contrário as bolhas grandes vão para o tanque de flotação quebrando os flocos

Não geram bolhas grandes

Sistema mantém o fluxo contínuo e constante de nanobolhas, não sendo necessário nenhum dispositivo especial.

Injeção de ar

Baixa eficiência gerando bolhas irregulares.

Este procedimento gera cavitação no rotor da bomba, o que faz ela reduzir drasticamente sua vida útil, e não gera um volume estável de bolhas

Alta eficiência bolhas regulares.

No sistema WAd o ar é injetado somente no vaso de saturação, ou seja, depois que o líquido já passou pela bomba. Isso eleva a vida útil da bomba e mantém um volume estável de bolhas.

Bomba de microbolha

Utilização de bombas especiais ou com adaptações.

Estes sistemas utilizam componentes importados ou adaptados, ficando sua substituição frequente somente com o fabricante destes componentes

Utilizam bombas comuns

O WAd utiliza bomba centrífuga comum, podendo o cliente solicitar a marca que mais lhe agrada, sendo a manutenção somente preditiva

Alimentação do flotador

A alimentação do Flotador é feita por diversas entradas, embaixo do tanque.

Geralmente existem diversas entradas de microbolhas, por baixo do tanque de flotação, cada uma delas com um registro, requerendo um ajuste individual

A alimentação do Flotador é feita em apenas um ponto

O Sistema possui apenas uma única alimentação, devido ao seu alto volume de geração de microbolhas o efluente já entra no reservatório em ascensão.

Tipos de vaso de saturação

Vaso com sensores de nível.

Existem alguns vasos no mercado que operam com diferença de nível ar/água em seu interior e este ajuste é mantido com o uso de sensores. Como o líquido é o próprio clarificado do flotador, ocorrem frequentes entupimentos ou danificação destes componentes, sendo necessária uma manutenção frequente, desmontado o reservatório.

Vaso de saturação sem sensor de nivel.

O WAD opera com o vaso de saturação 100% preenchido de efluente clarificado, sem sensores. Desta forma não existe nenhum item de automação que necessite de limpeza.

Funcionamento

Difícil partida e estabilização do processo.

Devido a quantidade de válvulas e registros, o sistema é de difícil regulagem e estabilização, gerando perdas contínuas na qualidade do efluente final e mão de obra contínua.

Partida fácil e estabilizada

O sistema é de fácil partida e seu início já estabilizado com fluxo contínuo e estável de micro bolhas não gera perdas na qualidade de efluente sem necessidade de mão de obra.

Mistura com o efluente

Introdução na parte inferior do reservatório.

A adesão microbolha e floco ocorre dentro do tanque de flotação, requer maior tempo e espaço para a flotação

Introdução na tubulação de alimentação do flotador.

A adesão microbolha e floco é antecipada, requerendo menor espaço físico, ao entrar no reservatório os flocos já estão em ascensão.

Adaptação

Adaptação em outros flotadores complexa.

Devido a diversas saídas, registros e alimentação de ar, requer diversas adaptações na tubulação e reservatório do flotador para que seja aceita essa instalação.

Adaptação em outros flotadores simples.

Fabricado com as mesmas bitolas e conexões do produto atual do cliente, requer apenas instalar a alimentação e a saída

Venturi

Vaso de saturação com o uso de venturi.

O sistema aspira parte do ar reservado e pressuriza no venturi, quando eliminado gera bolhas em tamanhos geralmente de 400 a 800μm (mícrons) não indicados para flotação.

Vaso de saturação sem o uso de venturi.

O ar é despressurizado na saída do vaso de saturação já com o ar saturado na água, desta forma gera bolhas de 20 a 80μm (mícrons), tamanhos ideias para flotação.

Materiais de fabricação

Os geradores de micro bolhas, podem ser fabricados em aço Inox 304 ou aço carbono, com suas conexões de entrada e saída seguindo o padrão de tubulação do cliente.

Tamanhos disponíveis

Cada WAd é dimensionado conforme a vazão do flotador do cliente. A Werjen entrega toda a documentação necessária como: memorial de cálculo, desenhos e ART de fabricação, etc.

Galeria de fotos

Galeria de vídeos