Desarenador

Desarenação

desarenação é uma etapa dentro do processo de tratamento de efluentes para situações em que há presença de areia. A remoção da areia se dá por decantação. Os grãos de areia, por serem mais pesados, tem como tendência natural ir para o fundo do reservatório, e assim são removidos.

É de extrema importância remover a areia do sistema para proteger os equipamentos na sequência do tratamento. Evita-se obstruções e principalmente abrasão nos equipamentos e bombas.

Os desarenadores podem ser construídos de diversas maneiras, variando de acordo com a vazão e o volume de areia. Podem ser construídos equipamentos fechados, com função especifica para separação e remoção da areia por meio de rosca transportadora ou ainda ser construído em alvenaria, com raspador central.

Desarenador Mecânico

Desarenador Mecânico pode ser construído em aço inox. Se bem dimensionado, irá trabalhar a decantação da areia em seu interior, utilizando uma rosca transportadora, que move a areia lentamente do fundo do reservatório.

Raspador de areia central

Raspador de Areia Central é um equipamento montado sobre um reservatório em alvenaria, cuja função é direcionar a areia para um poço lateral, utilizando raspadores de fundo. Nesse sistema a areia será removida por um classificador ou rosca transportadora.