Flotador Estracta

Tratar um efluente de baixa vazão agora é simples!

Pequenas indústrias sofrem para tratar seus efluentes, usam sistemas convencionais como lagoas, decantadores ou sistemas que usam caixas d’água, sendo reféns de processos que demandam grande mão de obra e custos elevados. Esses processos são ineficientes, não contínuos e não conseguem realizar um tratamento adequado, estando à margem da lei e desrespeitando o meio ambiente. As empresas que não possuem tratamento são obrigadas a enviar seus efluentes para empresas especializadas, elevando cada vez mais os custos. Em ambos os casos, se acredita que para ter um tratamento com alta tecnologia é preciso ser uma grande empresa, ou investir altos valores.

É objetivo da Werjen levar tecnologia acessível a todos. Por isso desenvolvemos um equipamento revolucionário, aplicando tecnologias antes vistas somente em grandes equipamentos, aplicadas agora em uma unidade compacta, a qual chamamos de Estracta.

A Estracta entrega a mesma eficiência dos equipamentos de grande porte, em um único skid, com uma área menor que 2,5m2, absolutamente pronta para operar.

Flotador estracta

Como funciona?

O sistema empregado na Estracta leva em consideração as mesmas etapas de grandes estações de tratamento, ela utiliza tecnologia de flotação, que acontece por meio da inserção de microbolhas de ar dissolvido e produtos químicos no efluente, levando as partículas contaminantes à superfície em minutos, (ao contrário da decantação, que leva horas), sendo removidas por um raspador. Todas as instalações e interligações chegam prontas para operar, e é possível utilizar uma série de periféricos, projetados de acordo com as características de cada efluente e normativas a atender, tornando o clarificado adequado para o descarte.

Aplicações

O processo de flotação por ar dissolvido é hoje amplamente empregado nos diversos ramos da indústria por ser um dos mais econômicos e efetivos processos na redução da DBO, O&G, SST e na remoção de contaminantes.

Alguns dos segmentos que já utilizam a Estracta são lavanderias, cervejarias artesanais, laticínios, indústrias de alimentos, fábricas de sucos, e etc.

Além de permitir que a sua empresa atenda as normativas vigentes que são pertinentes ao correto descarte dos resíduos líquidos do processo de fabricação, vai auxiliar na tendência de consumo e produção consciente, sem falar na redução de mão de obra e insumos.

Entre os componentes presente no skid, estão: bomba de alimentação, preparador de produtos químicos, misturadores hidráulico e estático, bomba dosadora, gerador de microbolhas, tanque de flotação e quadro de comando, tudo isso instalado e pronto para usar!

A Estracta possui um amplo conjunto de componentes periféricos que atendem qualquer características de efluente gerado e dentro da normativa exigida em cada local. Esses componentes podem ser: medidores de vazão, peneira, filtros, biológico e desidratação de lodo, que também podem ser fornecidos pela Werjen. Mas será a Estracta a responsável pela remoção da maior parte poluidora, as demais etapas do tratamento são complementares.

Eficiência média da estracta Físico - Químico

Para o correto descarte de seus efluente dentro da normativa, nossa equipe de engenheiros está pronta para lhe atender. Você precisa ter em mãos algumas poucas informações, como: vazão, análise do efluente bruto e a normativa vigente que norteiam quais os periféricos necessários para atender as necessidades do seu empreendimento.

Módulos

Personalize sua Estracta com módulos de equalização, peneira estática, correção de pH, kit biológico, etc.

Filtros

Sistema de filtro, areia ou carvão

Gradeamento

Sistema de gradeamento grosseiro

Desidratação

Sistema de desidratação de lodo com bolsas Bag

Medidor de vazão

Calha parshall para medição de vazão

Galeria de fotos

Saiba mais sobre flotadores

Chegou tarde no Brasil, mas chegou!

A Flotação é um processo considerado moderno no Brasil, mas já utilizado em grande escala em todo o mundo no tratamento de efluentes industriais.
A técnica que utiliza ar dissolvido vem sendo utilizada desde 1920 na indústria de papel e celulose e após a segunda guerra mundial, ganhou escala em outros segmentos.

Enquanto a sedimentação é basicamente o ato de separar, por meio da gravidade, os sólidos sedimentáveis que estão contidos em uma solução líquida, a Flotação é a operação inversa. Com ela separa-se a fração sólida de sedimentos ou resíduos, da fase líquida, por ascensão.

Atualmente, a técnica de Flotação por ar dissolvido virou a queridinha entre especialistas, sendo utilizada em grande escala na indústria, principalmente pela sua capacidade de remoção de carga orgânica, (DBO), sólidos em suspensão, óleos e graxas, etc.

 

A técnica funciona basicamente injetando micro bolhas de ar no efluente a ser tratado. Quando as micro bolhas são inseridas no efluente a fração sólida de resíduos se aderem à elas e então sobem para a superfície, formam uma espécie de espuma concentrada conhecida como camada de lodo, e podem então ser facilmente removidas da água.

O resultado do processo, além de um efluente clarificado com menor carga, temos a redução de químicos e ao benefício de um processo compacto e estável.

Flotador por ar dissolvido – Sistema WAd

O sistema WAd inclui no processo de Flotação a recirculação do clarificado. O efluente a ser tratado é combinado com um fluxo de água recirculada, saturada de ar dissolvido pelo WAd, de forma continuada.

No vaso de saturação as micro bolhas de ar se expandem e ao entrar no tanque de flotação elas agregam-se às partículas de poluentes suspensos e flotam para a superfície.

Aplicações

O Flotador pode ser usado como pré-tratamento, em sistemas secundários, tratamento de água, ou recuperação de matéria prima, em processos como recuperação de óleos emulsionados, efluentes de curtumes, lavanderias, matadouros e frigoríficos, petroquímicas, fábricas de celulose e papel, laticínios, processamento de frutas e vegetais, indústrias têxteis, indústrias químicas, indústrias de alimentos, tratamentos e reciclagem de água, ETA’s , etc.

Vantagens

Por conta dos processos descritos acima é que o Flotador industrial pode ser instalado em empresas de diversos segmentos industriais. É preciso saber que a instalação não exige grandes obras civis, sem com isso perder a eficiência.

Destacamos ainda outras vantagens:

⦁ Elevada eficiência na remoção de cargas e sólidos, superior a 90%
⦁ Redução de 20% no consumo de produtos químicos (coagulantes) utilizados tipicamente em processos de decantação
⦁ Não exige o período de maturação comum em sedimentadores
⦁ Permite que quantidades maiores de água possam ser tratadas em menor tempo, comparando com estações comuns
⦁ Maior concentração de lodo (de 2% a 5%). O volume é 10 X menor que a decantação
⦁ Dispensa o uso de adensador
⦁ Menor área ocupada, cerca de 5 a 7 X menos espaço que a decantação
⦁ Sistema contínuo e automatizado, com menor custo operacional
⦁ Operação estável
⦁ Tempo de detenção do Flotador: de 08 a 30 minutos X Decantador: de 1 a 3 horas
 
 

Como Funciona o Flotador?

Como mencionado anteriormente, as peneiras são itens considerados simples dentro do sistema de uma Estação de Tratamento, mas geralmente consomem muito tempo da operação e recursos de manutenção. Nos dias de hoje, esses problemas não deveriam mais ser uma preocupação.

As peneiras também evoluíram! Hoje em dia é possível garantir uma

O efluente equalizado pode receber ou não adição de produtos químicos pelo processo de coagulação e floculação, nos misturadores estáticos e hidráulicos, posteriormente recebem um percentual de micro bolhas gerados no vaso de saturação WAd e imediatamente essa mistura é dispersa no reservatório de flotação.

Como os agentes poluidores flotam, a água clarificada passa através de um separador e é canalizada para fora da unidade, já o lodo é removido da parte superior por intermédio de um raspador.

Flotador Circular X Retangular

Atualmente o modelo em uso mais difundido no Brasil é o Flotador Retangular. Esse uso em escala criou o pensamento coletivo de que esse sistema é mais adequado. Mas o que determina a eficiência deste sistema é sua área superficial em m2, ou seja, a forma construtiva não influencia nos resultados. Se compararmos o espaço necessário ocupado para instalar um flotador retangular e um flotador circular, onde ambos possuem a mesma área superficial, se percebe o grande benefício do modelo com mais conhecimento embarcado.
Em outros países, o modelo mais utilizado já é o flotador circular há anos.

Nos dois esquemas abaixo é possível entender o funcionamento de clarificação do efluente desde sua entrada no Flotador, até a saída da água. No primeiro esquema o Flotador Retangular inicia seu processo com uma grande desvantagem que é a longa área que o efluente precisa vencer para chegar até a superfície e ser coletado, devido ao alto turbilhamento na entrada, é necessário um reservatório de maiores dimensões, esse efeito causa a quebra dos flocos, diminuindo a eficiência e prejudicando o resultado final, ou seja, acontece o arraste do efluente para o clarificado.

Outra desvantagem do tanque retangular é a elevada altura, enquanto o tanque circular é mais compacto e consegue entregar a mesma área de superfície, como é possível observar na imagem abaixo.

Muitas vezes é preciso aumentar a dosagem de produtos químicos para compensar esse arraste, e ainda assim o resultado não é o mesmo do tanque circular.
Pode acontecer também a decantação do lodo no fundo do reservatório em sistemas retangulares, o que é um grande erro, já que o Flotador deve eliminar o lodo que flutua na superfície e não decantar.

Conheça também nossas outros flotadores