Filtro de Zeólita

Filtro de Zeólita

A Zeólita é um elemento filtrante com grande área superficial composta por aluminosilicatos hidratados, possuem uma estrutura porosa, podem ainda ser naturais ou artificiais. É um dos elementos filtrantes utilizados para remoção de metais pesados, devido a sua alta capacidade de absorção.

Eficiente no tratamento de água, a zeólita pode ser utilizada para remoção de Matéria Orgânica (DBO), metais pesados da água (cromo, níquel, chumbo, Cadmo, estanho, mercúrio, prata, zinco e cobalto), Ferro, Manganês, amônia, água com ferrugem, nitrogênio amoniacal, ácido húmico, proteínas, lipídios, cor, odor, sabor e turbidez da água.

Seus usos mais comuns são: tratamento de águas para consumo humano, indústrias farmacêuticas, hospitais, hotéis e residências. Filtração de água de lagos e retirada de metais Pesados.

Galeria de fotos

Saiba mais sobre filtros

Conheça mais os Filtros.

Um dos sistemas mais comuns no tratamento físico da água é sem dúvidas mais importantes, os filtros são responsáveis por eliminar diversos contaminantes da água, podendo ser pela retenção de partículas ou pela adsorção. Com o uso do filtro conseguimos uma água mais pura e segundo análises propícia para o consumo. Já no tratamento de efluentes o filtro é conhecido como protagonista do polimento final removendo impurezas que as etapas anteriores não conseguiram eliminar em sua totalidade.

O que torna um sistema de filtração comum e amplamente utilizado é a sua durabilidade e eficiência de remoção que de acordo com a característica da água a ser filtrada e quais contaminantes desejamos remover, é possível determinar o elemento filtrante que podem ser: areia, antracito, carvão ativado, zeolita e outros.

 

A outra grande vantagem do filtro é que com o processo de retrolavagem o filtro está apto a funcionar novamente, porém existem alguns elementos filtrantes que necessitam ser trocados ou regenerados.

Um filtro de forma eficiente e prática utilizando o elemento filtrante correto consegue remover, Nitrogênio, Ferro e Manganês, turbidez, cálcio, magnésio, bactérias, microorganismos, matéria orgânica, cloro, cor, odor e sabor gases, produtos dissolvidos, microrganismos, metais pesados, agrotóxicos, matéria orgânica, compostos orgânicos voláteis e outros compostos prejudiciais à saúde.

Como funciona um filtro fechado:

O fluido é bombeado para o interior do filtro geralmente no sentido descendente, passando pela crepina superior aonde é distribuído uniformemente por toda a superfície, com a finalidade de não formar caminhos preferenciais, passa pelo meio filtrante que pode ser formado por diversas camadas de materiais com dimensões diferentes, de acordo com a aplicação, separando assim os contaminantes ou sólidos da água.

A saída acontece pela crepina inferior podendo ser de diferentes modelos e materiais, que retêm o material filtrante e permite apenas a passagem do líquido filtrado.

 

Durante a operação o filtro pode saturar, nesse momento é necessária a execução da retrolavagem que consiste em inverter o sentido de fluxo, alimentando o filtro em sentido ascendente com água limpa, para que o leito filtrante expanda e devido a passagem de água limpa em alta velocidade proporciona a limpeza do elemento filtrante.

Um Filtro é composto do casco (prfv, inox, aço carbono) possui válvulas e registros para direcionar a filtração ou efetuar a retrolavagem, conexões de entrada e saída, manômetro, bomba de alimentação e retrolavagem, reservatório de água limpa para retrolavagem, quadro de comando, crepinas que podem ser plásticas ou de inox, e as camadas suporte e leitos filtrantes.

Filtros da Werjen

A Werjen dimensiona e fabrica filtros para as mais diversas aplicações podendo ser abertos ou fechado, operado pela gravidade  ou com uso de bombas, e ainda em diversos materiais como Inox, prfv, ou aço carbono. Fornecendo Memorial de cálculo, desenhos e ART de fabricação.

Cada filtro é calculado e dimensionado de acordo com os parâmetros do processo, sendo analisado em cada projeto, a taxa de filtração, taxa de retrolavagem, volume tanque de retrolavagem, pressão máxima, perda de carga, temperatura do fluido, elemento filtrante, material do filtro, tipo e material das crepinas, classe de filtração, volume de elemento filtrante.

 

Fornecemos o conjunto de filtração completo podendo ser composto do filtro da bomba de alimentação, bomba de retrolavagem, tanque de retrolavagem, quadro de comando. Fornecemos ainda filtros que podem operar de forma manual ou automatizada, evitando perdas em seu processo e reduzindo a mão de obra necessária no processo.