Skip links

CALHA PARSHAL

O PROCESSO DE FLOTAÇÃO EVOLUÍDO PARA UM NOVO CONCEITO!

Calha Parshal

O Medidor de Vazão Parshall foi criado nos anos 1920, como um dispositivo de medição de vazão com dimensões padronizadas, sendo aplicado em fluidos por gravidade, muito utilizado em estações de tratamento de água, esgoto e efluentes, ou até mesmo nas redes de saída da empresa para a companhia de saneamento ou corpo receptor.

A Calha Parshall é um equipamento usado para medir a vazão em canais abertos, onde os líquidos fluem por gravidade. Com ela é possível medir a vazão de entrada e saída, de maneira fácil e contínua, também é possível utilizá-la como misturador rápido, facilitando a dispersão dos coagulantes na água.

Foto da calha parshall com montante e jusante fabricada pela werjen

Seu funcionamento

A Calha Parshall possui dimensões padronizadas, de acordo com o volume de água a ser aferido. A identificação de uma Calha Parshall é feita pela largura da sua garganta, em polegadas.

A água desce por um canal e em determinado ponto é forçada por uma garganta estreita, nesse momento em que o nível da água sobe, pode ser lido com o auxílio de uma escala, que informa a vazão instantânea daquele líquido.

O maior problema da Calha Parshal

O maior problema da Calha Parshall é o custo de instalação motivado pelo erro de construção! Embora pareça simples implantar um estreitamento em um canal já existente e usar uma régua de medição, não é somente fazer a concretagem no local, muitas vezes, por desconhecimento do correto procedimento, profissionais desqualificados acabam aplicando medidas incorretas e o resultado de aferimento pode variar em milhares de litros por hora, sendo necessário a construção de outra calha.

Vantagens da Calha Parshal

Se os custos derivados dos erros de instalação são um grande problema, a vantagem, por outro lado é a simplicidade e confiabilidade da Calha Parshall, uma vez bem instalada e testada, é possível medir a vazão em diversas aplicações, como em efluentes brutos ou com presença de sólidos. A Calha Parshall é um dos poucos equipamentos no mercado para essa aplicação.

A Calha Parshall ainda permite automação com a instalação de um medidor ultrassônico. Com o medidor é possível obter dados de aferições instantâneas, por hora, mês ou ano. As informações podem ser levadas até uma sala de comando, ou até mesmo, para uma tela de celular.

As conexões de entrada e saída são fabricadas de acordo com a tubulação ou canal existente, não sendo necessário modificar as estruturas preexistentes e ainda usá-la como misturador rápido de coagulantes.

Fabricação

Para o desenvolvimento da Calha Parshall é preciso levar em consideração:

  • Profundidade da água no canal
  • Vazões máximas ou mínimas
  • Largura do canal no montante e na jusante
  • Perda de carga admissível
  • Previsões para vazões futuras

A Calha Parshall projetada pela Werjen é fabricada em PRFV (Poliéster Reforçado com Fibra de Vidro), em moldes de fibra de vidro, com total garantia dimensional.

A parte interna da calha, que entra em contato com o fluído tem acabamento liso e livre de irregularidades, com aplicação de gel coat isoftálico, na cor azul e com inibidor de raios ultravioleta, a aplicação do inibidor cria mais resistência da calha contra os efeitos corrosivos da água e do esgoto com PH intermediário, além de ser uma barreira química resistente a corrosão de ácidos e álcalis em temperaturas elevadas.

Em sua estrutura é aplicado fios de fibra de vidro impregnados com resina ortoftálica comercial. A parte externa é razoavelmente lisa, com nervuras para reforço e melhora da estruturação da calha. O tirante é em alumínio, fixado na parte superior da calha, o que garante maior rigidez estrutural da calha, permitindo imediata instalação no campo. Após a concretagem o tirante pode ser removido.

A Escala Graduada segue o padrão m3/h (metro cúbico por hora) e é fixa no corpo da calha. Para outros sistemas de nível, como o ultrassônico, são usadas duas conexões (luva roscada de PVC 1.1/2”) uma para cada lateral da calha (exceto nas calhas de 1” e 2”), destinadas a ligação de vazo comunicante para instalação.

A montante e a jusante são fixas ou flangeadas, conforme dimensões da calha. As Calhas Parshall Werjen garantem maior economia na hora da instalação e são fabricadas de acordo com as normas vigentes.

Quer falar com um de nossos especialistas?

Vamos conversar agora.

× Whatsapp