Skip links

DECANTADOR

O PROCESSO DE FLOTAÇÃO EVOLUÍDO PARA UM NOVO CONCEITO!

Decantação

A decantação remove partículas sólidas sedimentáveis que estão presentes na água pela ação da gravidade. Naturalmente as partículas sólidas com densidades maiores que a da água tendem a seguir o fluxo inferior do decantador. Estes sólidos se depositam no fundo do decantador onde são removidos, e o clarificado é retirado pelo vertedouro.

Onde são utilizados?

Em sua grande maioria os decantadores podem ser utilizados em estações de tratamento de água e no processo de tratamento de efluentes industriais ou sanitários, em algumas etapas ele será encontrado ainda no tratamento primário e no tratamento secundário de efluentes.

  • Tratamento de água
  • Tratamento de águas pluviais
  • Tratamento de água de reuso
  • Tratamento biológico
  • Tratamento físico-químico

Tipos de Decantadores

Existem diversos modelos e tipos de decantadores fabricados nos mais diversos materiais e dimensões, o que vai determinar o modelo ideal para cada cliente será a sua funcionalidade em relação ao líquido que ele vai tratar, podendo variar o modelo de acordo com a quantidade de sólidos, densidade, velocidade, espaço disponível, vazão etc.

Devido a isso, para cada aplicação do decantador deverá ser estudado todas as características do efluente e necessidades do cliente. No projeto se especifica o modelo e a taxa de aplicação que serão utilizados para que o processo contemple o resultado e desempenho esperado.

Decantadores Convencionais

O decantador para remoção de sólidos suspensos é um dos processos físicos mais antigos e muito utilizado até hoje em estações de tratamento.

Os decantadores convencionais utilizam uma taxa de aplicação maior com a finalidade de reduzir a velocidade de escoamento e turbulência, promovendo a deposição das partículas mais pesadas que o líquido.

A vantagem do decantador convencional é sua forma construtiva mais simples, sendo uma alternativa de baixo custo para pequenas vazões. Construído no formato circular, pode ser fabricado em PRFV (Plástico Reforçado com Fibra de Vidro).

Decantadores Dortmund

O decantador tipo Dortmund se destaca dos demais modelos pelo seu fundo cônico acentuado, sua função é promover a decantação dos sólidos por passagem do líquido, operando em baixa velocidade. O Fundo cônico acentuado permite maior adensamento do lodo.

Decantadores Lamelares

Os decantadores lamelares são uma evolução dos antigos decantadores, podendo ser até 9 vezes menor que sistemas convencionais, proporcionalmente ocupando uma menor área, com eficiência superior.

Isso é possível devido ao conjunto de elementos lamelares em todo seu interior, eles aumentam a superfície de contato com o líquido e auxiliam na formação de flocos maiores para que estes sejam decantados.

Sua principal vantagem é a alta taxa de escoamento, tendo redução de seu tamanho físico, proporciona: uma capacidade de atender vazões maiores; sua eficiência na sedimentação de sólidos; e baixa manutenção.

Ponte Removedora

A Werjen também fabrica removedores de lodo e pontes rotativas para decantadores com acionamento central ou periférico, de acordo com as dimensões do reservatório são dotados de carro de tração, braços raspadores do lodo de fundo, removedor de escuma, defletor central, vertedores, caixa coletora, plataforma de inspeção e guarda corpo.

Quer falar com um de nossos especialistas?

Vamos conversar agora.

× Whatsapp