Skip links

Floculador Mecânico

O PROCESSO DE FLOTAÇÃO EVOLUÍDO PARA UM NOVO CONCEITO!

Floculador Mecânico

O Floculador Mecânico juntamente com a adição de produtos químicos faz a aglomeração das impurezas suspensas e dissolvidas em partículas maiores e então em flocos para que possam ser removidas por processos físico-químicos. Por meio do movimento do fluido, os choques que ocorrem entre as partículas coloidais e as dos produtos químicos, juntamente com um gradiente de velocidade ideal, ocorre o aumento do tamanho físico dos flocos. Quanto maior seu tamanho, mais fácil é a remoção e maior a eficiência do decantador e dos processos subsequentes. Quando a floculação não ocorre, há demora na sedimentação ou má eficiência na flotação, causando assim arraste.

Funcionamento

Os floculadores mecânicos oferecem uma movimentação suave e uniforme do meio líquido, utilizam grandes impelidores, ou hélices, operando em baixas rotações. A Werjen possui modelos de diversos diâmetros e rotações, com mais de uma hélice, distribuídas no comprimento do eixo para adaptarem-se à várias dimensões de tanques de floculação.

O acionamento é dado por um motoredutor cujas rotações podem ser ajustadas de acordo com o projeto ou com o gradiente de velocidade. Esses motoredutores geralmente são de rosca sem fim ou engrenagens helicoidais e possuem múltiplos estágios, devido a baixa rotação. Ainda podem ser acionados por inversores de frequência, permitindo assim a variação da rotação durante a operação.

A fixação ocorre por meio do flange do motorredutor que pode ser parafusado à pontes e suportes superiores aos tanques, o floculador trabalha na vertical e devido às dimensões dos tanques deve possuir mancal de fundo para fornecer estabilidade ao conjunto rotativo.

Quer falar com um de nossos especialistas?

Vamos conversar agora.

× Whatsapp