Desarenador
Desarenação
A desarenação é uma etapa dentro do processo de tratamento de efluentes para situações em que há presença de areia. A remoção da areia se dá por decantação. Os grãos de areia, por serem mais pesados, tem como tendência natural ir para o fundo do reservatório, e assim são removidos.
É de extrema importância remover a areia do sistema para proteger os equipamentos na sequência do tratamento. Evita-se obstruções e principalmente abrasão nos equipamentos e bombas.
Os desarenadores podem ser construídos de diversas maneiras, variando de acordo com a vazão e o volume de areia. Podem ser construídos equipamentos fechados, com função especifica para separação e remoção da areia por meio de rosca transportadora ou ainda ser construído em alvenaria, com raspador central.
Desarenador Mecânico
O Desarenador Mecânico pode ser construído em aço inox. Se bem dimensionado, irá trabalhar a decantação da areia em seu interior, utilizando uma rosca transportadora, que move a areia lentamente do fundo do reservatório.
Raspador de areia central
O Raspador de Areia Central é um equipamento montado sobre um reservatório em alvenaria, cuja função é direcionar a areia para um poço lateral, utilizando raspadores de fundo. Nesse sistema a areia será removida por um classificador ou rosca transportadora.