A automação de alguns processos de uma estação de tratamento significa passar tarefas repetitivas, que eram realizadas de forma manual, para uma unidade controladora, executando tudo de maneira automática. A grande vantagem é a redução da mão de obra, a assertividade, economia gerada e a segurança na operação.
Numa estação de tratamento existem diversas etapas e processos que podem receber uma automação simples, outros processos necessitam automações mais complexas, quem vai determinar isso é a necessidade do cliente, pois frente às melhorias que ele deseja implantar, são apresentadas as alternativas e investimentos de cada uma.
Automação
Automação de estação de tratamento
Com o conceito de indústria 4.0 e todo o avanço de tecnologia, a automação de estações de tratamento cresce de forma vertiginosa, se mostrando uma revolução e tornando essa modernização imprescindível para todas as ETE’s.
A tecnologia veio para transformar fluxos de trabalho já existentes em processos inteligentes, padronizar o modo como o trabalho é realizado, diminuindo erros, reduzindo custos e auxiliando para que os processos sejam mais eficientes. Tudo isso com alguns toques em tela.
A Werjen efetua automação em estações de tratamento de terceiros. O processo se inicia com uma análise dos equipamentos existentes e a necessidade do empreendimento, propondo alternativas e soluções para cada cliente de acordo com a sua realidade. Neste processo são efetuadas todas as alterações nos equipamentos, startup e treinamento, incluindo ainda toda documentação atualizada, projetos, ART e etc.
Algumas vantagens da automação
- Aumento da produtividade
- Redução de custos
- Redução mão de obra
- Redução de erros operacionais
- Redução de insumos
- Controle total
- Informações
- Maior assertividade
- Maior segurança
- Maior controle
- Simplifica a operação
- Mesmo desempenho sempre