Correção de pH
Correção de PH - Onde aplicar?
A correção da faixa de pH em uma estação de tratamento é de grande importância. Já na etapa inicial de tratamento de um efluente o pH deve ser analisado, pois para cada tipo de coagulante existe uma faixa de pH no qual ele tem seu poder de coagulação mais efetivo. Nos processos onde não ocorrem o monitoramento e ajuste de pH, a dosagem pode estar acima do necessário, adicionando mais químicos ao sistema e consequentemente aumentando o gasto com insumos sem atingir a eficiência correta de coagulação. Sem o monitoramento, até mesmo um processo cujo pH já esteja dentro da faixa recomendada, pode estar ocorrendo o acréscimo desnecessário de químicos.
Na escala do pH temos um intervalo que varia de 0 a 14, sendo 7 o ponto neutro. Soluções com pH abaixo de 7 são ácidos. Soluções com pH acima de 7 são bases (alcalinos).
A água pura é neutra, ou seja, pH 7, mas quando é misturada com produtos químicos pode mudar sua natureza. Para retornar à faixa neutra, a adição de ácidos ou bases é aplicada.
A importância da automatização
Como a etapa de correção de pH é extremamente sensível e muito suscetível à constante variações nos processos de tratamento de efluentes industriais, a Werjen recomenda a todos os clientes automatizar o processo de correção de pH, para manter o pH do efluente constantemente dentro da faixa predefinida para atingir melhores resultados.
O sistema de correção de pH automático consiste em uma sonda (sensor) que efetua uma leitura contínua do pH, enviando um sinal para um controlador. Este, por sua vez, controla a bomba dosadora, informando uma determinada quantidade de produto que deve ser dosado, com a finalidade de manter o efluente dentro da faixa desejada. Todo processo é executado de forma automática e contínua, evitando perdas e preparando o efluente para as etapas subsequentes.
Vantagens
- Dosagem e monitoramento precisos e contínuos
- Evita a dosagem desnecessária
- Gera economia de químicos
- Instalação em diversas etapas da ETE
- Ajuste da faixa de pH
- Leitura em tempo real
- Economia de mão de obra