Muito se fala sobre os níveis cada vez menores de água em todo o mundo, e a preocupação em conscientizar a população sobre a sua preservação. Mas, será que de fato existe esta possibilidade ficarmos sem água em todo o planeta?
A água a o elemento mais vital para a sobrevivência dos seres vivos de todo o nosso planeta. É ela a responsável por garantir a sobrevivência do solo, para garantir os alimentos necessários para a nossa alimentação, assim como dos animais.É a água a responsável por todo o ciclo de sobrevivência de vida que conhecemos, sem este elemento nosso planeta não teria uma vida sequer. Diante da importância deste elemento, é natural que a preocupação de sua preservação seja proporcional.
Cerca de 71% da superfície terrestre é coberta de água, mas desse total apenas 3% é água doce, cuja qual sua grande maioria encontra-se no estado sólido, nas geleiras e calotas polares. Ou seja, a cada mil litros de água, apenas dois litros desta está apta ao consumo.
É exatamente por isso, que a cada ano mais cresce a preocupação sobre o consumo desenfreado da humanidade.
Já que segundo estudos realizados nos últimos anos se a humanidade não mudar os hábitos referente ao desperdício de água, ela não pode, ela irá acabar nas próximas décadas. Mas o que muitos não sabem, é que ao contrário do petróleo que é um bem finito, a água não vai acabar no sentido de não existir mais, mas vai acabar a sua potabilidade e disponibilidade para consumo, afinal maior parte dela ou é gelo, ou é água salgada.
Enquanto o desperdício da população a algo que precisa ser revisto, e tudo o que deve ser feito a uma reeducação comportamental, as empresas também têm sua parcela de culpa e impacto nesta tragédia anunciada. Isso porque grande parte do consumo de água potável de todo o mundo é realizado pelo setor industrial, pelo menos 20% do consumo da água potável do mundo é feito por empresas e industriais.
O grande problema não a o consumo em si, apesar de grande e sim a ausência de tratamento adequado que impacta diretamente na poluição de mares, rios,lagos e lençóis freáticos. Pois quando a empresa utiliza a água em sua cadeia produtiva, ela entra em contato com diversas substâncias tóxicas, que podem causar graves danos ao meio ambiente e a população em geral.
Para que não haja contaminação da água e solo, é necessário que os efluentes passem por um processo de tratamento que visa remover sua carga poluente, seguindo as normas ambientais de descarte. A conscientização de empresários e colaboradores tem impacto direto sobre a vida do planeta.
Como evitar o fim da água?
Como forma de evitar complicações no futuro quanto a potabilidade da água, a principal atitude a ser tomada, visam a implantação de ações sustentáveis, quanto ao tratamento e reutilização de água nas mais diversas operações.
Com a tecnologia do tratamento de efluentes as empresas podem diminuir o consumo de água potável, apenas pela reutilização do efluente já tratado para operações como lavagem de máquinas e limpeza da empresa.
Através de pequenas ações como a reutilização da água, e diminuição do consumo de água potável em atividades de limpeza, se faz a diferença no futuro do planeta e nosso.