Reuso da água é uma alternativa rentável para indústrias

 

O Brasil ainda engatinha quando o assunto é a preservação dos meios hídricos. As notícias que alertam sobre os rios poluídos, principalmente nos grandes centros, revelam a despreocupação com o assunto. É preciso que a população e as empresas passem por uma transformação do pensamento e das ações, e a aceitação de novas ideias, como o reuso da água.

Recentemente, no mês de Outubro de 2021, durante o programa de bate-papo do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações, (MCTI), comandado pelo chefe da pasta e astronauta Marcos Pontes, em entrevista especial com o Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, o ministro relatou: “A ciência e essas ferramentas (sobre o setor ambiental receber recursos financeiros de incentivo à chamada “economia verde”), vão trazer eficiências. O resultado será uma nova economia, com geração de ‘empregos verdes’. Sem a ciência é impossível que isso seja feito”, e completou: “sem tecnologia não há avanços significativos”.

Além de preservar o meio ambiente, a racionalização e o reuso da água trazem vantagens econômicas e aumentam a competitividade das empresas. A economia de água também é importante para a redução do consumo de outros insumos, como a energia elétrica.

A demanda crescente por água tem feito do reuso planejado um tema atual e de grande importância. O reuso retira a pressão da demanda sobre os mananciais devido à substituição da água potável por uma água de qualidade inferior, usada em situações de não consumo humano.

 

O tratamento da água industrial recupera boa parte da qualidade, permitindo ser reutilizada em diversas situações, como no processo de fabricação, em irrigação, sanitários, resfriamento e etc. Sua principal vantagem é a redução no custo da conta de água, que pode chegar a até 90%.

A Werjen fornece sistemas completos de tratamento de efluentes, utilizando tecnologias modernas para os distintos processos industriais.

Conheça nossos equipamentos e aprimore seus sistemas de tratamento, possibilitando o reuso da água. Se preferir entre em contato e solicite uma visita técnica.

Categorias

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter

Veja também!