Descarte de Lixo

 

A coleta, tratamento e deposição final são etapas do descarte de lixo. Em todas as fases existem sérios problemas de saúde pública envolvidos, afetando a vida de milhões ou até mesmo bilhões de pessoas no mundo.

A urbanização dos povos, o constante crescimento da população, além do enorme consumo desenfreado, levou ao aumento de resíduos sólidos, e com isso, o aumento do descarte inadequado.

Precisamos pensar mais sobre isso.

Quais as consequências do descarte de lixo nas cidades?

 

 

No Brasil, é assegurado pela constituição alguns direitos natos, como o direito a uma habitação, direito à saúde, à educação, e também um meio ambiente equilibrado, mas a coletividade também deve formar um senso de bem comum, e nisso, todos nós também possuímos deveres, como descartar o lixo corretamente.

Atualmente, a coleta seletiva de lixo urbano vêm sendo uma alternativa inteligente para solucionar alguns problemas socioambientais locais, na intenção de diminuir a quantidade de resíduos sólidos que são depositados em aterros sanitários ou então em lixões a céu aberto, e consequentemente, no meio ambiente.

Em relação as consequências do descarte inadequado do lixo, se destaca o descarte de plástico. O plástico demora muitos anos para se decompor e é amplamente utilizado em embalagens, já formou um continente de lixo ao ser levado pelos sistemas de esgoto até o oceano, fazendo com que uma enorme massa desse material se acumule, além de transitar pelas correntes oceânicas e ser depositado nas praias pelo mundo afora.

Além das ilhas de lixo, o plástico e também o papel, entre outros tipos de lixo descartados nos rios, ocasionam enchentes e alagamentos em grandes cidades, disseminando doenças, e causando a morte de animais silvestres, que ficam presos nos resíduos.

Outro problema é a questão visual no lixo em encostas, rios e áreas urbanas, também o mau cheiro, a disseminação de pragas e doenças. Em cada um destes problemas são desperdiçadas enormes quantidades de recursos, direta ou indiretamente.

Para finalizar esse assunto, que é bastante amplo, precisamos considerar ainda o lixo provindo de produtos químicos, o lixo orgânico industrial e comercial e o lixo da saúde, os quais prejudicam o solo e os lençóis freáticos, podendo contaminar e poluir os rios e a terra.

 Quais são as soluções?

 

Solucionar todos os problemas que são causados pela poluição é uma tarefa que pode ser demorada, porém, combater as suas causas é a atitude certa, pois permite um futuro melhor. Isso precisa ser feito o mais rápido possível.

Dessa forma, é necessário realizar um investimento em educação ambiental e na conscientização de toda a população em relação a importância de se adotar posturas mais adequadas quanto ao descarte de lixo.

Normalmente, o destino mais correto do lixo urbano é o aterro sanitário, em que se deve ter uma estrutura para que haja o tratamento de gases e do chorume, além da reciclagem. A reciclagem em si, é uma conduta individual que pode começar agora mesmo, basta cada um pensar mais sobre isso e fazer acontecer!

Veja também!