Eficiência no Tratamento de Efluente

O que significa DBO e DQO?

Antes de falar sobre eficiência no tratamento de efluentes, é preciso entender o que significam estas duas siglas: DBO e DQO.

Cada companhia de saneamento do Brasil tem seu respectivo regulamento interno de prestação de serviço de água e esgoto. O regulamento tem como base as legislações municipais, estaduais e federais. É na legislação onde estão determinados os requisitos mínimos acerca do efluente a ser enviado para a rede de esgoto. Para se adequar à legislação é preciso realizar algumas análises:

– DBO – Análise da Demanda Bioquímica de Oxigênio;

– DQO – Análise da Demanda Química de Oxigênio.

As análises representam a quantidade de oxigênio necessária para a decomposição da matéria orgânica por processos Biológicos (DBO) ou Químicos (DQO). A unidade de medida é descrita por mg/L (miligrama de oxigênio necessária para a decomposição da matéria orgânica por litro de efluente).

Quanto maior o número da DBO e DQO, maior é a quantidade de matéria orgânica no efluente, portanto, é necessária uma quantidade maior de tratamentos antes de retornar para a companhia de saneamento.

Vejamos um exemplo: A notação DBO5,20. Podemos verificar a quantidade de dias e a temperatura em graus celsius (°C) em que os testes foram realizados. Por padrão, são necessários 5 dias de incubação para a análise da demanda bioquímica, a uma temperatura de 20°C, mas os resultados podem variar. Já para a DQO, os resultados ficam prontos em aproximadamente duas horas, e sempre apresentam valores maiores que a DBO, pois esse teste está relacionado a qualquer material presente no efluente que possa sofrer oxidação, enquanto na DBO somente a matéria biodegradável.

Como calcular a Eficiência do tratamento?

 

A Eficiência do tratamento é dada pela formula:

E = (DBOSA – DBOSE) /DBOSA * 100

Onde:

E = Eficiência (em porcentagem);

DBOSA = DBO do Efluente bruto (mg/L) ;

DBOSE = DBO do Efluente tratado (mg/L).

 

Como cada companhia tem seus próprios parâmetros, vamos utilizar como exemplo a cidade de Joaçaba/SC, onde a WERJEN está localizada. A autarquia intermunicipal responsável pelo abastecimento de água e coleta de esgoto no município (SIMAE) disponibiliza na internet o seu regulamento interno, onde descreve a quantidade máxima de poluentes que pode estar presente no efluente antes dele retornar para a rede de esgoto e ser coletado por eles.

 No regulamento está descrito que o DBO5,20 e DQO máximos são: de 500 e 1000mg/L respectivamente, tendo essas informações, precisamos então da análise do efluente que, depois do devido tratamento, será despejado na rede de esgoto. Para fins de cálculo vamos definir um DBO5,20 de 2500 e DQO de 3300mg/L.

 Aplicando os valores na fórmula, temos:

EDBO = (2500 – 500) /2500 * 100 = 80%

EDQO = (3300 – 1000) /3300 * 100 = 70%

Portanto, será necessária uma remoção de 80% de DBO e 70% de DQO. A partir de agora já é possível buscar soluções de tratamento!

Os diversos ramos industriais existentes geram efluentes com diferentes volumes, composições químicas, físicas e biológicas. As características destes efluentes variam de acordo com as atividades praticadas por cada instituição, com os materiais e substâncias utilizadas ou geradas em seus processos. Assim, a porcentagem de Eficiência necessária para o lançamento, varia de empresa para empresa, cada uma carecendo de um tipo de tratamento, muitas vezes sendo preciso utilizar-se de tratamentos secundários (reatores e aeradores), ou até mesmo terciários, com alguns tipos de filtros, entre outros processos.

 

Os efluentes sem o devido tratamento, lançados diretamente na natureza, representam um grande risco para o meio ambiente, e consequentemente, para toda a sociedade humana, comprometendo o planejamento do futuro das cidades.

A WERJEN é focada em oferecer produtos que permitam soluções adequadas a cada empresa e seu efluente. Os equipamentos são soluções completas, que atendem desde o pré-tratamento, o tratamento primário, secundário e terciário, serviços de treinamento, de melhorias de equipamentos, Startup, entre outros. Entre em contato com nossa equipe, sempre pronta para lhe atender!

Categorias

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter

Veja também!