Onde são gerados os efluentes?
São diversos os processos dentro de uma indústria de ovos ou avícola onde são gerados efluentes, como por exemplo, numa lavanderia, refeitório, sanitários, desinfecção de veículos, desinfecção dos equipamentos e instalações de pasteurização, lavagem dos ovos e sanitização. A maior parte do volume de geração de efluentes está na matéria orgânica oriunda da limpeza dos equipamentos e produtos durante o processo de produção. Estes resíduos são destinados para a Estação de Tratamento de Efluentes Industriais (ETE), que opera através de processo físico-químico.
A Katayama Alimentos, no mercado há quase 80 anos, é uma indústria consolidada e internacionalmente reconhecida pela qualidade e excelência na produção de ovos. Iniciou suas operações com uma pequena granja em Guararapes (SP) e, aos poucos, com muito esforço e união, foi crescendo até se tornar essa gigante do setor.
A indústria trabalha focada em qualidade e confiança e não mede esforços para assegurar as conformidades necessárias para que seus produtos sejam elaborados sem nenhum risco à saúde pública. Além disso, a Katayama Alimentos está totalmente alinhada à política de biosseguridade, promovendo e garantindo o bem-estar animal e a segurança dos alimentos aos seus consumidores.
Outro fato relevante é a sustentabilidade e a preocupação com o meio ambiente. A indústria investe na preservação por meio da utilização racional de recursos naturais, evitando o desperdício de água e energia. Realiza a gestão sustentável de resíduos, preservando as áreas de proteção animal dentro de suas instalações.
Movida a desafios, a Katayama Alimentos sempre investiu em pesquisa e tecnologia. Está há oito anos sem usar antibióticos em suas aves, sendo recertificada em 2020 com o “Certificado Ovos Livres de Antibióticos” pela WQS – A QIMA Group Company, especializada em auditorias e certificação alimentar.
Conquistou ainda o Certificado de Conformidade Halal – certificação essencial para empresas que pretendem expandir suas áreas de atuação no mundo. Trata-se de uma garantia de que todo o processo produtivo respeita os critérios estabelecidos na lei islâmica.
Werjen e Katayama Alimentos: uma sólida parceria de sucesso
Em meados de 2014, a Katayama Alimentos iniciava mais uma etapa do seu crescimento com uma nova fábrica voltada ao processamento de ovos líquidos pasteurizados. Para que esse projeto fosse consolidado com sucesso, a empresa necessitava de um sistema para o tratamento de seus efluentes.
A gigante produtora de ovos manifestou interesse de que toda a ETE fosse viabilizada por meio de um único fornecedor e que os equipamentos fossem de extrema qualidade, para seguir com os seus mesmos padrões de excelência. O sistema deveria ser eficiente, de fácil operação e contínuo (a maioria dos sistemas para granjas não são contínuos), além de atender todas as normativas de lançamento.
Priorizando qualidade e tecnologia, a Werjen mostrou-se pronta e capaz de atender todas as necessidades expostas pelo cliente. Ao receber o projeto inicial da Katayama Alimentos, a equipe de engenharia da Werjen iniciou os estudos para entender quais seriam os equipamentos e processos necessários na construção da obra.
Crédito: Werjen
Finalizado o projeto conceitual, iniciamos as adequações de acordo com as linhas de geração de efluente, com a topografia do terreno e com a área destinada à ETE, trabalhando na alocação de cada equipamento e layout final.
Durante semanas, idealizamos cada parte da estação, baseada em estudos e informações concretas, levantando quais seriam os melhores equipamentos para atender 100% da demanda. Para compor a ETE listamos: um equalizador, estação elevatória de esgoto, peneira, calha parshall (medidor de vazão), corretor de pH, flotador, centrífuga decanter, rosca transportadora e aeradores.