Marketing Verde

Provavelmente você já deve ter percebido que muitas empresas fazem questão de deixar bem claro para os seus clientes e população em geral, o quanto são engajados e preocupados com a gestão sustentável, destacando ações e produtos que são eco-friendly, 100% naturais, “economia verde” e tantos outros.

Mas, por que tanto esforço para mostrar isso? Por que investir recursos em propaganda indireta aos produtos ou serviços produzidos? Pelo simples fato de estarem investindo em estratégias do marketing verde.

 

Afinal, o que é o Marketing Verde?

Também conhecido como marketing ambiental ou ecomarketing, trata-se de uma estratégia que tem como principal foco a divulgação dos produtos e/ou serviços, da produção, ou do ambiente empresarial, relacionando-os a tudo o que diz respeito às ações de responsabilidade ambiental.

De modo mais direto, trata-se do marketing com apelo ambiental. Isso quer dizer que o marketing verde é o processo de venda de uma imagem: de que a empresa é ambientalmente consciente.

A conscientização ecológica cresce a cada dia, e não se admite mais uma produção de bens e serviços que agrida o meio ambiente, deste modo, essa imagem vendida pelo marketing não pode ser superficial, “além de falar é preciso fazer!”. Os riscos por propaganda enganosa ou fraudulenta vão além de multas aplicadas pelos departamentos de fiscalização da propaganda ou dos órgãos de fiscalização ambiental, a perda da credibilidade pode levar produtos ou empresas inteiras ao fracasso total frente o consumidor e a sociedade como um todo.

As empresas que desejam iniciar esta estratégia, devem estar cientes sobre a importância de transformar todo o seu processo, agregando os conceitos de responsabilidade ambiental, social, cultural e econômica.

Os princípios do Marketing Verde

Como dito, não adianta transmitir a mensagem sem realizar as atitudes, o que não engloba apenas a responsabilidade ambiental, mas também a econômica, social e cultural. Para isso a empresa precisa seguir com atenção os 3 R’s do marketing verde:

  • Reduzir
  • Reutilizar
  • Reciclar

 

Além dos 4 S’s:

  • Segurança
  • Sustentabilidade
  • Satisfação do consumidor
  • Social acceptance (Aceitação social)

 

É importante seguir à risca o conceito, para que a empresa consiga economizar durante sua produção, por meio do consumo reduzido de energia, reuso da água e gastos financeiros, o que colabora diretamente para a redução dos impactos ambientais, e maior lucro para a operação.

É exatamente por isso, que o marketing verde deve ser desenvolvido em atitudes reais, e não apenas no discurso verde. Já existe até um rótulo para as empresas que seguem este discurso, mas realizam atitudes contrárias, são conhecidas como Greenwashing. Receber esse rótulo do mercado costuma ser fatal na maioria dos casos.

 

O que a Estação de Tratamento de Efluentes tem a ver com o marketing verde?

 

 

Uma boa maneira de iniciar o marketing verde é com a instalação de uma estação de tratamento de efluentes. Empregando os três R’s, ela gera grandes benefícios para a empresa, tanto na parte econômica, quanto na socioambiental.

Uma estação de tratamento reduz o uso de insumos e possibilita a reutilização de matérias primas, diminuindo os custos de produção. Os insumos resultantes do tratamento que não podem ser reaproveitados na própria produção, como a água, podem ser utilizados para outras finalidades, como adubação da terra ou combustão em fornalhas.

Além de beneficiar a imagem da empresa, o tratamento dos efluentes diminui os riscos de poluição dos rios por causa do descarte incorreto de substâncias nocivas ao meio ambiente, evitando também possíveis problemas com a legislação.

Muitas pessoas ainda alimentam um certo preconceito com a estação de tratamento, achando que ela deve ser escondida, por se tratar da parte “suja” da empresa, o que não é verdade e sim um grande equívoco. A estação de tratamento de sua empresa deve sim ser divulgada, e ainda pode ser o gatilho para despertar no consumidor o interesse pela marca, pois ela indica o quanto sua empresa se preocupa em preservar o meio ambiente. Isso acaba por atrair cada vez mais pessoas que se preocupam com ações sustentáveis.

E agora? Já está pronto para iniciar o seu marketing verde de maneira correta e efetiva?

 

Veja também!