Com uma proposta de proteger o meio ambiente, sem deixar de se importar com o lucro, as empresas têm investido gradativamente em tecnologia verde. No decorrer dos últimos anos, bilhões de dólares foram empregados em inovação e modernização de recursos sustentáveis, entre eles, energia eólica, solar, energia ondo motriz e geotérmica.
As tecnologias sustentáveis vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado e, em pouco tempo, devem se tornar a nova tendência, à medida que o governo vem oferecendo e disponibilizando mais incentivos.
Esse é o momento que indústrias e empresas devem se reinventar e aderirem a onda verde. Para aqueles que ainda não se convenceram da importância de uma política sustentável, confira 10 motivos para sua empresa investir em sustentabilidade.
1 – Empresas são mal vistas e perdem a preferência do consumidor quando não são ambientalmente conscientes
Estudos apontam que as ações de sustentabilidade promovidas por empresas impactam no momento da decisão de compra do consumidor. Aspectos como não maltratar os animais e ter selos de proteção ambiental são alguns dos motivadores de preferência ou admiração por determinada empresa apontados pelo público, de acordo com pesquisa realizada pela Instituição Akatu, em 2013.
Como exemplos disso, vale apontar o caso do vazamento de petróleo no Golfo do México em uma plataforma da empresa BP, no dia seguinte suas ações despencaram. Mais próximo aos brasileiros, o caso de Mariana e Brumadinho, com a Vale do Rio Doce, onde barragens se romperam e contaminaram os rios, além das vidas que se perderam. Em ambas situações as indústrias foram as vilãs da história por não tomarem os devidos cuidados ambientais e também sociais.
2 – Grandes empresas investem em tecnologia sustentável
Para se manter competitivo e vivo no mercado de trabalho, pequenas e médias empresas devem investir cada vez mais em tecnologia verde.
Muitas das corporações mundiais, como Sompo, Panasonic, Honda, entre outras, investem anualmente altas quantias de dinheiro em recursos sustentáveis. Elas aplicam grandes valores, pois a sustentabilidade é um investimento menos arriscado e possuem capital para desenvolver e usufruir dessa nova tecnologia.
3 – Produtos sustentáveis custam menos
Em comparação com as tecnologias disponíveis no mercado, os recursos sustentáveis geram produtos mais baratos no longo prazo, e mais limpos. Além de ser menos danosos para o meio ambiente, os investimentos verdes tendem a ser duráveis e mais rentáveis. Como exemplo, pode-se indicar os carros elétricos que ganham mercado e se tornam cada vez mais acessíveis. Com os valores de combustíveis em alta, os consumidores identificam as soluções ecológicas como as mais viáveis.
4 – Energia limpa
Uma das vantagens de se investir em tecnologia verde é a busca por alternativas de energia que não dependem tanto da natureza. Essa tendência já se mostra em alta nas companhias de energia elétrica, que estão investindo em inovação e tem refletido na competitividade de mercado e em renovação de recursos humanos, tecnológicos e até mesmo naturais. Outras empresas também apostam em geradores, motores de combustíveis eficientes e painéis solares.
5 – A sustentabilidade reflete benefícios à longo prazo
Nem só a inovação é a preocupação das empresas. Outro ponto importante é a escassez de recursos naturais não renováveis. Indústrias têm investido na renovação de seus recursos, pensando no futuro, uma vez que estudos apontam uma redução significativa de recursos naturais não renováveis, tornando a competitividade comercial cada vez mais acirrada e comprometendo empresas que não investem em alternativas sustentáveis.
6 – Procura por produtos verdes
Assim como consumidores estão mais conscientes e exigindo uma posição mais sustentável das empresas, a demanda por produtos sustentáveis também aumenta, proporcionalmente. O público consumidor procura por produtos que tenham certificação verde e um equilíbrio entre o valor real e o valor social. À longo prazo, essa exigência será cada vez maior no mercado.
7 – Economia
Investir em tecnologia sustentável é sinônimo de não depender de fontes externas, consequentemente, reduzindo custos. Por exemplo, Google utiliza data centers sustentáveis para armazenar seus dados. Na prática, empresas que investem no verde, futuramente, obtém lucros maiores por menores custos.
8 – Fortalecimento da agricultura e pecuária responsável
As notícias sobre desmatamento no Pantanal e na Amazônia tornam-se cada dia mais frequentes. O grande culpado dessas atitudes contra a natureza é o investimento que empresas ainda recebem. Com a diminuição do financiamento para empresas que executam essas atividades, cria-se uma nova geração de agricultores e pecuaristas mais responsáveis.
9 – Inovação
Uma empresa que investe em constante inovação dificilmente tem problemas em se adaptar as mudanças e tendências do mercado. Empresas sustentáveis buscam a constante inovação. Portanto, empresas sustentáveis conservam o mesmo espírito do empreendedorismo, aquecendo as economias ao redor de todo mundo.
10 – Investir em sustentabilidade é investir no futuro
O motivo mais importante com certeza é esse! Investir em sustentabilidade é pensar no futuro de gerações e do planeta. O que é abrir mão de algum lucro para investir em qualidade de vida? Sem dúvida, essa é a maior responsabilidade e legado que uma empresa deve se esforçar para alcançar e cumprir.