Etapas para o Tratamento de Água

A ETA (Estação de Tratamento de Água) é uma unidade de tratamento de água que pode possuir diferentes processos dentro de sua estrutura. A quantidade de etapas de purificação da água depende de fatores como o espaço físico do local, da vazão (capacidade), que se espera que a ETA tenha e do tipo de empreendimento.

 

Geralmente os processos mais comuns são:

Captação: A água bruta pode ser captada de diversas fontes, naturais ou não, como rios, lagos e reservatórios hídricos. Nessa primeira fase é necessário aplicar a técnica de gradeamento, onde uma peneira com malha mais larga impede a entrada de elementos mais grosseiros, como folhas e galhos.

Bombeamento: Quando a água bruta necessita ser bombeada para a linha de tratamento, dentro da ETA, para iniciar o processo físico-químico, são usadas bombas específicas, para atender a demanda de vazão de acordo com cada empreendimento.

Coagulação: Nesta etapa o que se busca é a aglutinação, ou seja, a água é desestabilizada por meio de íons positivos (cátions). Os cátions atraem as impurezas carregadas negativamente, como se fossem um imã.

Floculação: A Floculação é um processo que ocorre imediatamente após a Coagulação, sua função é unir os coágulos em partículas maiores, dando origem aos flocos. Os flocos podem ser removidos por meio da Decantação.

Decantação: A Decantação é uma técnica que se utiliza da gravidade, pois os flocos, sendo mais pesados, tendem a decair para o fundo. Essa sedimentação faz a separação do meio líquido, permitindo sua eliminação. Os equipamentos usados nesta etapa são chamados de decantadores, e podem ser do tipo lamelares ou flocodecantadores.

Filtração: Já decantadas as impurezas é necessário eliminar partículas contaminantes residuais. Para isso, são utilizados os filtros formados por diferentes elementos filtrantes, os mais conhecidos são a areia e o carvão.

Desarenação: De acordo com os resultados do processo de filtração pode ser necessário retirar resíduos de areia da água, a fim de que não haja qualquer prejuízo aos equipamentos subsequentes na linha de tratamento.

Desinfecção: Nesta etapa é realizada a adição de Cloro, um poderoso desinfetante. O Cloro garante que a água tratada tenha durabilidade, mantendo ela limpa e livre de bactérias ou vírus. A Desinfecção é considerada a última etapa do tratamento em uma ETA.

No entanto, cada estação tem as suas particularidades. Quando falamos em necessidades do cliente, não são apenas as normativas legais que devemos atender, mas de investimentos, espaço disponível, aparência da estação, geração de ruído ou odor, manutenção e operação desta nova etapa, dentre diversos outros aspectos que devem ser analisados cuidadosamente.

Aqui na Werjen realizamos a Analysis, que consiste em etapas fundamentais para que os equipamentos e tipos de operações estejam realmente alinhados com a necessidade de cada empresa.

Veja também!